agosto/25

GRAN HOTEL STELA MARIS

Salvador – Bahia

Condições especiais de Hospedagem

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O Conselho Regional dos Despachantes realiza anualmente eventos e congressos, que promovem a discussão de diversos temas ligados a valorização de seus profissionais na busca incessante por maior integração entre a categoria e os agentes públicos onde são realizados os serviços.

INSCREVA-SE AQUI 

Programação PRELIMINAR

DIA 8 de Agosto de 2025

13h - Credenciamento

15h - Abertura dos Trabalhos

Gilberto Alvim, Presidente do CRDD/BA – Conselho Regional dos Despachantes Documentalistas do Estado da Bahia /BA

15h30 - Carta de Serviços do DETRAN/BA: Análise e interpretação

Paulo Maranhão – Superintendente – CRDD/BA

17h - Painel - Carta de Serviços do Detran/BA

  • Danilo Gonçalves – Coordenador – CGV/CCRD
  • Kiliam Hendrica – Sub Coordenadora – DETRAN/CGV/CCV
  • Ilma Siva – DETRAN/ Relacionamento/ CTI
  • Paulo Maranhão – Superintendente – CRDD/BA
  • Despachante convidado

19h - Solenidade de Abertura com Autoridades

20h - Coquetel

DIA 9 de Agosto de 2025

9h - Reabertura dos Trabalhos

Gilberto Alvim – Presidente do CRDD/BA

09h30 - Apresentação do Projeto Assinador Digital

Marcelo Freitas – Diretor de Operações da CSO S/A

10h30- Painel - Assinador Digital

  • Marcelo Freitas – Diretor de Operações da CSO S/A
  • Paulo Maranhão – Superintendente – CRDD/BA
  • Ricardo Fontoura – DETRAN/CTI
  • Thiago Oliveira – T3 Desenvolvimento de Sistemas – T3DEV
  • Edmundo Andrade – Gerente de Projetos – RENOVA

11h - Palestra A questão da Geração de ATPV-E e Assinaturas Eletrônicas

Dr. Rodolfo Bevilaqua – Consultor Jurídico do CFDD/BR.

12h - Almoço Livre

14h - Palestra Certificado Digital - RENOVA

Edmundo Andrade – Gerente de Projetos – RENOVA

15h - Painel - Certificado e Assinador Digital

  • Marcelo Freitas – Diretor de Operações da CSO S/A
  • Edmundo Andrade – Gerente de Projetos – RENOVA
  • Dr. Rodolfo Bevilaqua – Consultor Jurídico do CFDD/BR.
  • Paulo Maranhão – Superintendente – CRDD/BA

16h - Meios de Pagamentos

Valdir Sampaio –  Presidente da Pinpag

16h30 - Sorteio de equipamentos

17h - Encerramento

17h15 - Coffee-break

Edmundo Andrade

Advogado, pós-graduado em Direito Público, pós-graduado Inteligência Artificial (UNIFACS) e Ciência de Dados e pós-graduado em Gestão de Projetos de TI e Metodologias Ágeis (UNIFACS), engenheiro e especialista em Inteligência Artificial Aplicada, com certificações internacionais em Prompt Engineering (CertiProf) e Microsoft Azure AI. Atua como Gerente de Produtos Sênior na Renova Soluções em Tecnologia, com mais de 30 anos de experiência em tecnologia, direito público, licitações e contratos administrativos, e sistemas de gestão da qualidade (ISO 9001). Membro ativo da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e da Associação Brasileira de Inteligência Artificial (Abria). Palestrante em diversos congressos jurídicos e atualmente lidera projetos que unem inovação, IA generativa e transformação digital.

Kiliam Hendrica de Sousa Guimarães

Formada em Administração de Empresas pela UFBA
Pós Graduada em Finanças Públicas e Gestão Pública pela Facceba

Rodolfo Cesar Bevilácqua

Advogado com atuação destacada em Direito Constitucional, Penal e Digital. Inscrito na OAB/SP e OAB/DF, foi estagiário da PGE/SP e da Magistratura Paulista. Atua como procurador jurídico do CFDD/BR e de diversos CRDDs estaduais, elaborando pareceres e representando conselhos profissionais em tribunais, inclusive no STF e STJ. Especialista em blockchain e smart contracts, promove a automação de obrigações contratuais e o compliance penal. É DPO e DPO Forense, com forte atuação em LGPD e segurança da informação. Também foi membro do Fórum dos Conselhos Federais e da Câmara Temática do SENATRAN. Atua com governança, ética e investigação forense, além de fomentar soluções jurídicas tecnológicas no setor de trânsito e transporte.

Marcelo Freitas

Pós Graduado em Gerenciamento de Projetos na Fundação Getúlio Vargas (FGV), Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Tuiuti do Paraná e Técnico em Processamento de Dados, atualmente atua como Diretor de Operações do Grupo CSO.

Com mais de 20 anos no mercado Mercado de Registro de Veiculos (desde 2002), sua missão no Grupo é acompanhar o mercado de Veículos e de tecnologia, desenvolvendo soluções de serviços que permitam ao seus clientes aumentar seu portifólio de serviços e suas receitas.

Paulo César Maranhão Pinto

Pós-Graduado em Gestão de Tecnologia da Informação – Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) Graduação em Ciências Contábeis pela Fundação Visconde de Cairú. Experiência há mais de 25 anos como analista de Sistemas; Especialista em Gestão de Projetos de Modernização e de Sistemas, Gestão de Sistemas de Grande Porte – Plataforma Alta e Baixa, Gestão de Projetos com experiência em Administração de Redes, Especialista em treinamentos e suporte a aplicativos, especialista em implantação de novos projetos e negócios.
Assessor Especial do CFDD-BR e CRDD/BR, respectivamente Conselho Federal e Regional dos Despachantes Documentalistas do estado da Bahia, onde atua como interface entre o CRDD/BA, CSO S/A e DETRAN/BA para disponibilização de soluções de tecnologia para realização de serviços de veículos.

Condições de Hospedagem – Gran Hotel Stela Maris

OBS: Para aplicação das tarifas deve ser informado que é participante do XV Congresso de Despachantes

Single: R$ 583,80

Café da manhã incluso

Duplo: R$ 639,45

Café da manhã incluso

Triplo: R$ 829,50

Café da manhã incluso

Solicitações de reserva:

71 3413-0200

( fixo e whatsapp)

reservas@granhotelstellamaris.com.br

Você vai conhecer nessa edição do congresso:

Assinador Digital

O Futuro é Agora

Assine documentos eletrônicamente com validade jurídica em poucos segundos, de onde estiver — sem precisar estar presente ou enfrentar filas. Apenas utilizando o seu smartphone. Mas praticidade e segurança para sua rotina.

Ao adotar a Assinatura Eletrônica, o despachante amplia seus serviços, agrega valor ao portfólio e garante mais agilidade, segurança e modernização nos processos.

Com soluções acessíveis e excelente custo-benefício.

Além disso, abre-se uma nova fonte de receita, com baixo custo operacional e potencial de lucratividade, oferecendo um serviço inovador e essencial para o cliente final.

Vantagens para o cliente final

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Validade jurídica com segurança em todos os documentos;

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Agilidade nos processos, tudo na palma da sua mão;

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Tudo online: emissão, assinatura e envio;

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Maior agilidade na entrega dos documentos;

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Eliminação de papel e maior organização interna;

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Atendimento direto com a equipe da CSO;

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Modernização do serviço com foco no cliente final;

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Comodidade para assinar ATPV-e e procurações diretamente no aplicativo;